Com proibição de produção nas áreas urbanas, plantel de suínos da China não deve se recuperar tão rápido

Publicado em 09/03/2017 10:22

As perspectivas para a recuperação do plantel de suínos da China, um dos maiores consumidores globais de cereais e óleos vegetais, foram afetadas pelas novas restrições governamentais ao zoneamento das instalações de suínos.

Além de diminuir o tamanho do plantel, onde anteriormente uma modesta recuperação era esperada, a política também deve impulsionar as importações de carne suína para níveis recorde, de acordo com o escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim.

Proibição nas áreas urbanas

O último plano de cinco anos para a agricultura chinesa apontava para uma meta de mover a carne suína da área urbana, agora passando para a área do campo.

O resultado se deu em proibições na produção de suínos nas áreas urbanas, implementada pelas autoridades locais neste ano.

O plantel de suínos, logo, reduziu em 3,6 milhões de animais, mesmo com os altos preços pagos pela carne suína e pelos preços em baixa da alimentação.

Diminuição no plantel e aumento das importações

Em resposta, o escritório do USDA em Pequim diminuiu sua estimativa de crescimento para o plantel em 12%, para 38 milhões de cabeças.

Por isso, a produção de carne suína também deve cair em decorrência da queda no plantel. A produção é estimada em 50,9 milhões de toneladas.

A produção em queda ainda deve continuar a estimular as importações de carne de porco, mesmo com uma leve queda no consumo.

As importações de carne bovina também apresentaram altos níveis, em 950.000 toneladas, já que a carne suína está sendo substituída no consumo doméstico.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrimoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas