Setor avícola segue otimista e embarques devem crescer quase 5%, aponta Expedição Avicultura

Publicado em 28/07/2017 16:42

Na estrada desde o início de julho, a Expedição Avicultura 2017 já percorreu mais de 7 mil quilômetros por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos três estados, cooperativas e agroindústrias estão otimistas com a recuperação do setor. Segundo dados do projeto, o setor sustenta potencial de crescimento de 4,6% nas exportações e 1,55% na produção em 2017. Na terça-feira (1°), a equipe de técnicos e jornalistas volta ao Paraná para o lançamento oficial da quarta edição da Expedição Avicultura.

Até a conclusão dos roteiros de campo, em agosto, a equipe ainda vai visitar outros três destaques em produção e exportação de carne de frango no país: São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Juntos, os seis estados respondem por 84% dos abates e 93% dos embarques nacionais da proteína, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2016. O objetivo do projeto é traçar um novo diagnóstico da cadeia da avicultura no país, destacando não só sua importância produtiva para o agronegócio, como também seu papel econômico e social, no campo e na cidade.

“O setor avícola é indutor de desenvolvimento. No campo econômico, os números de produção e exportação falam por si. Na área social, é um grande distribuidor de renda. Dos setores da agroeconomia, a avicultura é o que tem mais potencial de geração de empregos porque demanda muita mão de obra para produção e industrialização”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

Ele e outros especialistas do setor participam do lançamento oficial da quarta edição da Expedição Avicultura. O evento ocorre na terça-feira (1°), às 8h, em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (PR), na Casa do Criador, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Para participar, basta confirmar presença pelo site (https://materiais.gazetadopovo.com.br/lancamento-avicultura).

Serviço

LANÇAMENTO EXPEDIÇÃO AVICULTURA 2017

DATA: 1° de agosto, terça-feira

HORÁRIO: 8h

LOCAL: Sociedade Rural de Maringá – Casa do Criador

ENDEREÇO: Avenida Colombo, 2186, Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, Maringá (PR)

Fonte: Centro de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quedas pontuais nas cotações marcam a sexta-feira (17) para o mercado do frango
Sexta-feira (17) termina com cotações, na maioria, estáveis para o mercado de suínos
Abertura de mercado para carne de aves no Lesoto
Frango/Cepea: Carne ganha competitividade frente a concorrentes
PorkExpo Brasil & Latam 2024 – A força produtiva que persegue recordes