Depois de 26 anos, EUA voltam a exportar carne suína pra Argentina, competindo com o Brasil

Publicado em 13/04/2018 14:13

Após 26 anos, a carne suína proveniente dos Estados Unidos já possui via livre para ingressar na Argentina.

Segundo confirmaram fontes oficiais ao jornal La Nación, foi aprovado o protocolo de importação que vinha sendo trabalhado desde o ano passado com as autoridades sanitárias dos Estados Unidos.

Em agosto do ano passado, após a visita do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, à Argentina, o presidente Donald Trump indicou a reabertura do mercado argentino. Para os produtores dos Estados Unidos, as autoridades calcularam a possibilidade de exportar cerca de US$10 milhões.

Contudo, faltava terminar de discutir sobre o protocolo sanitário. Os produtores argentinos criticaram a importação argumentando que os Estados Unidos possuem a enfermidade da síndrome respiratória e reprodutiva (PRRS). Embora o risco de transmissão pela carne seja baixo, como apontam algumas fontes, o certo é que a enfermidade, uma vez instalada, afetaria severamente a produtividade.

Em setembro, o órgão sanitário da Argentina, o Senasa, visitou vários estabelecimentos produtivos dos Estados Unidos e não apontou objeções.

O governo argentino sustenta que essa carne suína "vai competir com a que é importada do Brasil, que é nosso principal provedor, já que representa mais de 93% da carne que importamos".

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína