CNA e entidades do setor debatem normas técnicas da avicultura brasileira

Publicado em 12/06/2018 13:21

Um comitê técnico formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) iniciou nesta segunda-feira (11) as discussões para revisar as normas técnicas da avicultura brasileira. 

O grupo pretende analisar pontos como o controle e monitoramento da Salmonella, exportação da carne de frango para a Europa e certificação internacional. 

“A demanda surgiu depois de uma reunião dos representantes da cadeia produtiva da carne com o ministro Blairo Maggi. A CNA vai coordenar esse grupo, mas também vamos criar outro para discutir a imagem da carne de frango”, afirmou o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Decio Coutinho.

O vice-presidente da ABPA, Rui Vargas, disse que a entidade tem uma lista de prioridades para “readequar o setor, dentro das condições normais de trabalho, e recuperar os prejuízos que a avicultura teve nos últimos dois anos”.

Luiz Eduardo Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, ressaltou que o ministério vai receber as demandas do grupo e trabalhar para construir o que for possível com o objetivo de melhorar a aplicação das normativas do setor. 

Fonte: CNA/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FACTA fortalece integração na cadeia de proteína animal e encerra 2025 com mais de dois mil participantes em eventos técnicos
Média diária exportada de carne de frango avança 16,4% até a segunda semana de dezembro/25, mas recua no preço pago
Carne suína: Faturamento diário salta mais de 51% até a segunda semana de dezembro/25
México abre investigações comerciais sobre algumas importações de carne suína dos EUA
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas