FAO pede ao Vietnã que declare peste suína como emergência nacional

Publicado em 19/03/2019 10:07

LOGO REUTERS

HANÓI (Reuters) - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) aconselhou nesta terça-feira que o Vietnã declare uma epidemia de peste suína africana em rápida expansão como uma emergência nacional.

O vírus foi detectado pela primeira vez no país do sudeste asiático há três meses, em três fazendas de duas províncias do norte, espalhando-se para 17 províncias do norte do país, com 239 surtos confirmados, informou a FAO em um comunicado.

A carne suína representa três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país de 95 milhões de pessoas onde a maioria dos 30 milhões de porcos criados em fazendas é consumida internamente.

"A perda de porcos devido a infecções por peste suína africana e medidas de controle leva a um pesado ônus econômico para muitas famílias rurais", disse Albert T. Lieberg, representante da FAO no Vietnã, após reuniões na semana passada com autoridades vietnamitas.

O Vietnã tem implementado um rígido controle de movimentação de suínos e produtos suínos, já tendo abatido mais de 25.000 animais. Mas a FAO disse que pequenas fazendas com baixa biossegurança permitem a disseminação da peste.

A doença, que é incurável em porcos, mas inofensiva aos seres humanos, também se espalhou rapidamente pela vizinha China. Na semana passada, Pequim proibiu a importação de suínos, javalis e produtos relacionados do Vietnã.

(Reportagem de Khanh Vu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário