Vietnã sacrifica 2,5 milhões de suínos para conter surto de peste africana

Publicado em 18/06/2019 12:58

LOGO REUTERS

HANÓI (Reuters) - O Vietnã sacrificou mais de 2,5 milhões de suínos para conter a disseminação de um surto de peste suína africana que ameaça infectar todas províncias do país, disse um representante do Ministério da Agricultura do país nesta terça-feira.

O vírus, que é fatal para suínos, foi detectado pela primeira vez no Vietnã em fevereiro, e espalhou-se desde então por 58 das 63 províncias do país, segundo o chefe de epidemiologia do Departamento de Saúde Animal do Vietnã, Nguyen Van Long.

Um outro representante do departamento disse que é "uma questão de tempo" até que o vírus chegue a todas as províncias. O funcionário falou sob a condição de anonimato, porque não está autorizado a falar com a imprensa.

Em março, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aconselhou o Vietnã a declarar o surto de peste suína como uma emergência nacional.

"Nós não vamos declarar o surto como emergência nacional, uma vez que o vírus não causa danos a humanos e o surto não representa uma ameaça à segurança nacional", disse Long à Reuters por telefone.

A carne suína responde por três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país de 95 milhões de pessoas onde a maior parte do rebanho de 30 milhões de suínos criados em fazendas é consumida internamente.

O Vietnã disse no mês passado que iria mobilizar seu exército e forças policiais para ajudar a combater o curso, pedindo para que as pessoas não deixem de consumir carne suína.

A indústria de carne suína do país é avaliada em cerca de 4,03 bilhões de dólares e corresponde a cerca de 10% do setor agrícola local.

(Por Khanh Vu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário