Mortes de animais com gripe suína na China podem ser o dobro do número oficial

Publicado em 01/07/2019 14:35

LOGO REUTERS

Por Dominique Patton e Hallie Gu

PEQUIM (Reuters) - Até metade dos suínos reprodutores da China morreu de peste suína africana ou foi sacrificada devido à disseminação da doença, o dobro do que mostram os números oficiais, de acordo com estimativas de quatro fontes que abastecem grandes produtores.

Embora outras estimativas sejam mais conservadoras, a queda no número de suínos para reprodução deve deixar um grande buraco na oferta da carne favorita do país, pressionando para cima os preços dos alimentos e devastando os meios de subsistência em uma economia rural que inclui 40 milhões de suinocultores.

"Algo como 50% das porcas está morta", disse o veterinário Edgar Wayne Johnson, que passou 14 anos na China e fundou a Enable Agricultural Technology Consulting, uma empresa de serviços agrícolas com sede em Pequim e clientes em todo o país.

Três outros executivos em produtoras de vacinas e aditivos para rações e genética também estimaram perdas de entre 40% e 50%, com base na queda das vendas dos produtos de suas empresas e em seu conhecimento direto sobre a extensão da doença mortal sobre animais pelas fazendas do país.

A peste suína africana, que não possui cura ou vacina, mata quase todos os porcos infectados e não afeta seres humanos. Desde que a China reportou o primeiro caso em agosto passado, o vírus se espalhou para todas as províncias e para além das fronteiras do país, apesar das medidas tomadas pelo governo chinês para conter seu avanço. O vírus é semelhante a uma cepa encontrada nos últimos anos na Rússia, Georgia e Estônia.

O governo relatou 137 surtos da doença até agora, mas muitos não são informados, principalmente e mais recentemente nas províncias ao sul do país, como Guangdong, Guangxi e Hunan, segundo quatro criadores e uma autoridade entrevistada pela Reuters.

"Quase todos os porcos morreram", disse um criador no condado de Bobai, em Guangxi. A província produziu mais de 33 milhões de suínos em 2017 e é uma importante produtora de carne de porco para o sul da China.

As perdas não são apenas devido a suínos infectados ou sendo sacrificados, mas também devido a fazendeiros que estão enviando seus suínos para o mercado mais cedo quando há descobertas da doença nas proximidades, disseram à Reuters produtores e fontes da indústria, o que analistas dizem que ajudou a segurar os preços da carne suína nos últimos meses.

Mas os preços começaram a subir significativamente neste mês, e o ministério da Agricultura da China afirmou que eles podem saltar em 70% nos próximos meses devido aos surtos da doença. A carne suína representa mais de 60% do consumo chinês de carne.

O ministério não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters sobre as projeções de que as mortes de suínos poderiam ser mais numerosas que os números oficiais. Em 24 de junho, o ministério havia afirmado que a doença havia sido "efetivamente controlada", segundo a agência estatal de notícias Xinhua.

O banco holandês Rabobank disse em abril que as perdas na produção de suínos da China devido ao surto de peste suína africana poderiam atingir 35%. O Rabobank está agora revisando esse número para cima, para levar em consideração um aumento nos sacrifícios de animais nos últimos meses, disse à Reuters o analista sênior da instituição, Pan Chenjun.

A China tinha 375 milhões de suínos no final de março, 10 por cento menos que o registrado um ano antes, segundo a agência nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês). O país tinha 38 milhões de matrizes, um declínio de 11 por cento, segundo a agência.

Mas numerosos fornecedores para a indústria de proteínas da China afirmaram que acreditam que os números reais sejam muito piores.

"Cem por cento de nossos negócios é focado em suínos, metade disso já era", disse Dick Hordijk, presidente-executivo da cooperativa holandesa Royal Agrifirm. "Isso é um desastre para os pecuaristas e para os animais." A companhia produz ração em duas fábricas na China e vende os produtos para cerca de 100 grandes suinocultores na China.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário