HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Programa do Senar/MS otimiza gestão financeira e sustentabilidade na suinocultura de MS

Publicado em 11/11/2019 12:07
Iniciativa leva aos produtores orientações sobre as legislações ambientais, trabalhistas, segurança do trabalho, construções rurais, biosseguridade, além de 5S e gerenciamento da atividade

Em menos de um ano do programa de Assistência Técnica e Gerencial para suinocultura em Mato Grosso do Sul, já pode comemorar os primeiros resultados. A meta estipulada de melhoria para o primeiro ano do programa, era de 7% no quesito financeiro e, em outubro de 2019, foi acima da expectativa, gerando um aumento de 11%. Os indicadores foram apresentados pelo Senar/MS e contou com a participação da Asumas – Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores. 

A iniciativa do Senar/MS leva aos produtores rurais do estado, orientações sobre as legislações ambientais, trabalhistas, segurança do trabalho, construções rurais biosseguridade, além de 5S e gerenciamento da atividade, ferramentas que garantem melhoria contínua nas granjas comerciais do estado. 

“Em dez meses, ultrapassamos a meta pré-estabelecida. No levantamento de informações obtidas inicialmente das propriedades atendidas, o índice financeiro estava em 87% e alcançamos 98%. Isso mostra que, com as consultorias e as capacitações, os suinocultores compreendem o real custo de produção por animal, otimizando os gastos com a atividade”, afirma a coordenadora do programa de ATeG de aves e suínos, Fernanda Oliveira.

O Programa também analisou o índice de sustentabilidade das granjas assistidas, que avalia os indicadores sociais, ambientais e financeiros para chegar no resultado. No início do programa o nível, estava em 70%, e com o empenho dos suinocultores, que colocaram em prática as considerações difundidas pela equipe técnica e o que aprenderam nos cursos, o coeficiente registrou 77%. “Resposta que confirma a viabilidade econômica e social da atividade suinícola”. 

Para 2020, a meta é melhorar ainda mais o índice de sustentabilidade e incluir novos itens de avaliação como: bem-estar animal, descarte de animais mortos, fortalecimento das Cadecs - Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração e das associações e cooperativas, além de formação de lideranças nas granjas, educação financeira para o funcionário, gestão, energia limpa e renovável, vitrines tecnológicas, entre outros.
Atualmente o Senar/MS atende 121 suinocultores nos principais polos de produção do estado, a projeção é que no próximo ano, a iniciativa alcance 200 produtores. 
 
"O projeto tem nos proporcionado um aprendizado muito importante, ajudando a conhecer melhor nossas propriedades, principalmente na parte financeira. Ter os números na mão facilita muito a tomada de decisão, e os treinamentos em Biossegurança, 5S, segurança no Trabalho e Legislação, nos deixam habilitados a manter a sustentabilidade da criação e valoriza nossos colaboradores/funcionários. Temos que agradecer ao Senar MS, por proporcionar a capacitação e o Desenvolvimento das pessoas, nosso bem mais precioso" afirma presidente da Asumas, Alessandro Boigues. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário