Produção brasileira de ovos aumenta mais de 50% em menos de uma década

Publicado em 18/11/2019 08:24

Embora preliminares, os resultados divulgados pelo IBGE na semana passada indicam que no terceiro trimestre de 2019 a produção brasileira de ovos de galinha atingiu novo recorde, pois ultrapassou a marca dos 950 milhões de dúzias (o total apontado para o período foi de, aproximadamente, 11,5 bilhões de unidades, o equivalente a quase 32 milhões de caixas de 30 dúzias).

Comparativamente ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2018, o recorde alcançado representou aumentos de, respectivamente, 1,5% e 3,4%. Mas o que mais chama atenção ao levantar-se retrospectivamente os dados do IBGE é o fato de a produção brasileira ter registrado, no último trimestre avaliado, incremento de quase 53% em relação ao primeiro trimestre da corrente década (janeiro/março de 2011).

Tal resultado corresponde a um incremento médio de, aproximadamente, 5,5% ao ano. Que – é importante destacar – tem sido praticamente contínuo, pois a maioria dos (pequenos) retrocessos observados decorrem apenas do menor número de dias do trimestre e não de uma eventual queda de produção.

Demonstrando, no último trimestre de 2018 o volume levantado ficou em 941,4 milhões de dúzias, caindo no trimestre seguinte (primeiro de 2019) para 924,7 milhões de dúzias – redução (nominal) de 1,77%.

Porém, considerado o número de dias de um e outro trimestre (que é o que realmente conta quando se avalia a produção de ovos) constata-se que, embora nominalmente menor,o volume do primeiro trimestre de 2019 (produção em 90 dias) foi quase meio por cento superior ao do trimestre anterior (92 dias).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário