Embarques de carne de frango sinalizam mais fraco novembro dos últimos 10 anos

Publicado em 19/11/2019 09:18

Transcorrida, em dias úteis, exatamente a metade do mês de novembro (ao todo, 20 dias úteis), as exportações de carne de frango in natura sinalizam, para a totalidade do período, embarques da ordem de 261 mil toneladas, volume que – se confirmado – corresponderá a reduções de 16% sobre outubro passado e de 12% sobre novembro de 2018. Esse será, também, o menor volume de novembro dos últimos 10 anos.

Até aqui, em 10 dias úteis, o setor exportou pouco mais de 130 mil toneladas do produto in natura, volume decorrente de embarques médios, diários, de 13.069 toneladas, ou seja, 3,7% abaixo da média diária de outubro passado e quase 12% abaixo da média diária de novembro de 2018.

Aparentemente, a redução em relação ao mês anterior é pequena. Mas só aparentemente, porque o problema, aqui, é que novembro corrente tem três dias úteis a menos que o mês anterior (em relação a novembro de 2018 o número é igual – 20 dias úteis). Assim, ainda que agora a redução nos embarques diários seja mínima, a queda no volume mensal será bastante significativa. A menos que grandes surpresas estejam reservadas para os faltantes dez dias úteis do mês.

Como se esperava há um bom tempo, os preços do produto voltaram a apresentar valorização em relação ao mês anterior. Mas por ora ela é mínima, pois mostra incremento de apenas 0,09%. E em relação a novembro de 2018 o aumento se encontra em 1,32%.

A realidade é que esses índices de evolução permanecem bem aquém dos registrados pelas carnes bovina e suína. E isso – conforme relatório da FAO divulgado no início do mês – se deve à alta oferta do produto no mercado internacional por parte dos países grandes produtores. O Brasil, inclusive.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário