Preços recebidos pelos suinocultores paulistas ficaram 34,8% maiores em 2019

Publicado em 08/01/2020 11:40

Conforme nota divulgada pela Scot Consultoria, após um 2018 de muitos desafios, o mercado de suínos teve um cenário mais positivo em 2019. Tanto a demanda interna, que a passos lentos mostrou recuperação, como a externa colaboraram para o cenário.

A peste suína africana (PSA), acontecimento que impactou diversos mercados, alavancou os embarques brasileiros de carne suína.

Outro ponto que colaborou para o mercado foi a número de de plantas habilitadas a exportar. Ao todo em 2019 foram 18 novos frigoríficos autorizados a realizar embarques.

Estes fatores refletiram na precificação do produto. Nas granjas de São Paulo, em média, os preços recebidos pelos suinocultores ficaram 34,8% maiores em 2019 frente ao ano anterior. No atacado, em igual comparação, a alta foi de 35,2%. Em 2019, os preços chegaram a atingir valores recordes.

Para este ano que se inicia, os custos de produção deverão pesar mais para o suinocultor. A oferta de milho deverá ser menor nesta temporada, junto a isso, a exportação do grão deve continuar em bom ritmo.

Do lado da demanda, o cenário econômico se mostra mais positivo para o consumidor brasileiro, o que poderá gerar aumento nas vendas internas.

No mercado internacional a PSA deverá continuar se espalhando por ainda não possuir nenhum tipo de vacina que possa frear a disseminação da doença. Com isso, as vendas brasileiras devem continuar em bom ritmo.

Segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a exportação de carne suína deve crescer 20,0% em 2020 frente a 2019.

Um fato que demanda atenção é o desenrolar do acordo comercial entre Estados Unidos e China. Caso os países encerrem a guerra comercial e as taxações, a exportação de produtos norte-americanos para a China poderá voltar a crescer e ocupar a posição brasileira.

Com relação a oferta, esta deverá seguir em movimento ascendente. A melhora no setor em 2019 deve estimular a produção com o intuito de aproveitar o bom momento.

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Surto de Newcastle ameaça 6 mil perus e fecha mercados internacionais; Sinergia Animal cobra transparência sobre destino das aves
Novo foco de Doença de Newcastle é identificado em SC, diz ministério
Novo foco da doença de Newcastle é identificado em Coronel Freitas (SC)
Frango/Cepea: Caso de Newcastle preocupa, mas mercado segue estável
Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida pressiona cotações
Newcastle pode pressionar preços do frango em 2027, mas maior risco econômico está concentrado em Santa Catarina, avalia Itaú BBA