Segundo caso de gripe aviária H5N8 encontrado na Hungria em uma semana, se espalhando pelo leste europeu

Publicado em 15/01/2020 09:32

Um segundo surto de gripe aviária foi encontrado em uma grande fazenda de patos no leste da Hungria, disse na quarta-feira (15) a Autoridade Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar (NEBIH), dois dias após o primeiro caso no país em anos.

A gripe se espalhou nos últimos dias na Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria. É uma cepa altamente patogênica do vírus que reapareceu na Polônia no início de janeiro.

O NEBIH da Hungria disse que o estoque completo de patos na fazenda, 115.000 aves, estava sendo abatido por suspeita do vírus, após a destruição de mais de 50.000 perus no início desta semana para conter a propagação da infecção.

Ele disse que o vírus provavelmente está se espalhando à medida que as aves selvagens migram e contaminam as vias navegáveis ​​usadas pelas aves da fazenda.

A autoridade disse que essa linha do vírus era semelhante à de um surto em 2016 na Hungria. Ele disse que os produtos avícolas na Hungria são seguros para consumir.

A Hungria também restringirá o transporte para conter o vírus, disse a autoridade no início desta semana, acrescentando que a cepa H5N8 até agora não havia causado infecções humanas na Europa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA