Produção de carne suína da China em 2019 cai para mínima em 16 anos

Publicado em 17/01/2020 09:07

LOGO REUTERS

A produção de carne suína da China em 2019 caiu para uma baixa de 16 anos, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira (17), quando a Peste Suína Africana matou milhões de porcos no principal produtor do mundo.

A China, que também é o maior consumidor mundial de carne suína, produziu 42,55 milhões de toneladas de carne no ano passado, uma queda de 21,3% em relação a 2018, e a menor produção desde 2003, segundo dados do National Bureau of Statistics (NBS).

A peste suína africana, um vírus incurável que mata quase todos os porcos que infecta, mas não prejudica os seres humanos, chegou à China em 2018 e se espalhou para fazendas em todo o país.

Os preços dos alimentos na China dispararam, à medida que os custos com carne de porco aumentaram em meio à escassez de oferta, levando a inflação a quase um máximo de oito anos na segunda maior economia do mundo.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais informou que o rebanho de suínos da China havia diminuído em outubro em 41% em relação ao ano anterior, mas aumentou 2% em novembro. Esses dados não forneceram um tamanho total de rebanho.

Na sexta-feira (17), a NBS disse que o rebanho de porcos caiu 27,5% em relação ao ano anterior, para 310,41 milhões de cabeças no final de dezembro. Isso é superior aos 306,75 milhões de cabeças registrados nos primeiros nove meses do ano.

Alguns analistas e especialistas do setor contestaram o número oficial do governo sobre o tamanho do rebanho, acreditando que o declínio foi maior.

A NBS também informou que o número de suínos abatidos no ano passado caiu 21,6%, para 544,19 milhões de cabeças.

O Rabobank previa em novembro que a produção de carne suína da China diminuiria em 25% em 2019 para cerca de 40,5 milhões de toneladas e outros 10% a 15% em 2020.

O governo tentou estabilizar os preços liberando centenas de milhares de toneladas de carne de porco congelada das reservas. As importações também aumentaram, com as chegadas de dezembro de carne suína quase o dobro do recorde mensal anterior.

A produção total de carne, incluindo carne de porco, carne bovina, cordeiro e aves caiu 10,2% em 2019, para 76,49 milhões de toneladas, também mostraram os dados da NBS.

A produção de carne bovina aumentou 3,6%, para 6,67 milhões de toneladas, enquanto a produção de aves saltou 12,3%, para 22,39 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário