Tendências da oferta de frango vivo em maio próximo

Publicado em 24/04/2020 08:26

Os dados mensais da APINCO apontam que, nos três meses encerrados em fevereiro de 2020, o alojamento interno de pintos de corte passou de 562,5 milhões de cabeças (dezembro) para perto de 573 milhões de cabeças (janeiro), recuando para 533,4 milhões de cabeças em fevereiro.

Nominalmente, em janeiro/2020 o alojamento aumentou quase 2% em relação ao mês anterior, recuando quase 7% no mês seguinte. Mas na prática (isto é, em termos reais, considerado o número de dias de cada um desses três meses), o volume alojado permaneceu totalmente estável. Ou seja: foram, na média do trimestre, 18,3 milhões de pintos/dia, com variações de não mais que 1% acima ou abaixo da média.

Com esse preâmbulo o que se pretende, apenas, é avaliar como será a futura produção de frangos supondo que (1º) o alojamento de março passado tenha permanecido dentro da mesma média do trimestre apontado: e, (2º) que em abril corrente o alojamento interno recue 10%. Como, aliás, indicou na última quarta-feira (22) o Presidente da APINCO (Vide “Alojamento de pintos de corte deve cair até 10% em abril").

Em março passado e em abril corrente ocorreram e vêm ocorrendo pequenas reduções. Mas o recuo mais sensível deve ser observado a partir dos primeiros dias de maio próximo.

As quedas não são tão abruptas - como as apontadas, por exemplo, para maio próximo – mas ocorrem paulatinamente.

Sob esse aspecto, por sinal, é provável que neste instante já esteja ocorrendo redução no volume frangos que chegam ao mercado diariamente. Como é certo, também, que ao final de maio as disponibilidades serão bem menores que as ora apontadas. Mas uma redução mais sensível pode ser aguardada para os meses de junho e julho. Porque é deles que provêm os frangos cujos ovos férteis estão sendo colocados em máquina neste instante.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Período de Quaresma registra preços mais baixos desde 2023
Suinocultura no Reino Unido enfrenta entraves regulatórios e pressão social
Peste Suína Africana leva Filipinas a suspender importações de carne suína de Taiwan
Quaresma mantém preços do suíno pressionados e mercado segue cauteloso em abril
Guerra eleva custos e pressiona preços na avicultura do Paraná
36ª Reunião Anual do CBNA vai debater como avanços da inteligência artificial na avicultura permite prever problemas antes de sinais clínicos