Peste suína africana mata 61 porcos no norte da Namíbia

Publicado em 28/04/2020 15:17

O norte da Namíbia foi atingido por um surto de peste suína africana que até agora matou 61 porcos e infectou quase 200 animais, disse uma autoridade veterinária do governo na terça-feira.

A peste suína africana é até agora inofensiva para os seres humanos, mas é altamente contagiosa e mortal em porcos, causando diarréia, vômitos, tosse, hemorragias na pele e sofrimento mental grave.

Um surto global quase matou metade dos porcos da China desde que foi encontrado lá em agosto de 2018. Também devastou rebanhos de suínos em toda a Europa, especialmente em fazendas intensivas, onde as oportunidades de criação de doenças são maiores.

Josephat Peter, veterinário estadual da região de Omusati, a 516 quilômetros ao norte da capital Windhoek, disse que o surto foi descoberto na semana passada.

"Até agora, a doença matou 61 porcos, com cerca de 200 a mais contraídos", disse Peter.

Atualmente, não há vacina contra a peste suína africana ou remédios para tratá-la; portanto, as únicas respostas políticas disponíveis geralmente são matar em massa porcos potencialmente afetados.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Cotações seguem estáveis na maioria das regiões
Frango/Cepea: Competitividade da carne de frango recua frente às concorrentes
Exportadores de proteína animal projetam US$ 45,5 milhões após a Sial China 2026
Raças nacionais de suínos ganham atenção como saída para segurança alimentar e produtos de valor agregado
Influenza aviária registra novos focos em granjas da Ásia
Sindiavipar reforça padrão sanitário da avicultura brasileira diante de exigências da União Europeia