Descarte de 100 mil aves da BRF de Lajeado (RS) ocorrerá nesta 3ª feira (19), em Cruzeiro do Sul (RS

Publicado em 18/05/2020 18:15 e atualizado em 19/05/2020 08:22
Aves teriam passado do peso adequado para abate e terão de ser abatidas em campo; liderança do setor lamenta o desperdício

De acordo com uma fonte consultada pelo Notícias Agrícolas, 100 mil aves de integrados da unidade da BRF em Lajeado serão sacrificadas à campo nesta terça-feira (19) no município de Cruzeiro do Sul. A planta processadora de aves em Lajeado estava fechada por medida judicial devido a casos de contaminação por coronavírus entre funcionários, mas teve aval nesta segunda-feira (18) para reabrir com 50% do quadro funcional. A informação é de que estas aves que serão sacrificadas passaram do peso ideal de abate. 

Segundo o diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos santos, a informação de que as aves passaram do peso de abate procedem, e o fato ocorreu devido ao tempo de negociação entre a companhia e a Justiça para conseguir a reabertura da planta.

"Este abate deve ocorrer ainda esta semana, e é lamentável chegar a uma situação dessas. A situação econômica e social do Brasil como um todo, acentuada em alguns estados, qualquer desperdício em uma situação dessas é algo muito desagradável".

De acordo com Santos, o Rio Grande do Sul vem passando por dificuldades socioeconômicas, e ressalta todo o trabalho do avicultor para criar a ave, investindo em biosseguridade, manejo adequado, boa conversão alimentar. 

"Acho que essa situação merece soluções e uma responsabilidade compartilhada entre todos os agentes, porque ela não foi provocada pelos frigoríficos, pelos produtores, é algo que vem de fora, invisível e está prejudicando", afirmou. 

O QUE DIZ A EMPRESA

"Diante da retomada da operação em Lajeado e em decorrência de acordo homologado pela Justiça, a BRF decidiu que realizará ainda esta semana o abate de 100 mil aves que antes seria executado nas granjas e agora será feito na fábrica. As aves serão abatidas e passarão por todos os procedimentos de controle do Ministério da Agricultura, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF)".

 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PorkExpo Brasil & Latam 2024 – A força produtiva que persegue recordes
Frango: preços nesta quinta-feira (16) sofrem quedas sutis
Mercado de suínos sustenta preços nesta quinta-feira (16)
Suinocultura independente: preços sobem na maioria das praças, carregando altas do final de abril
SIAVS sedia nova edição do Incubaforum