Nos últimos 12 meses Brasil produziu perto de 130 milhões de caixas de ovos, aponta IBGE

Publicado em 12/06/2020 08:13

A pesquisa trimestral do IBGE sobre a produção brasileira de ovos de galinha indica que o volume produzido no primeiro trimestre de 2020 superou ligeiramente os 965 milhões de dúzias, resultado que significou aumento próximo de 4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Ao contrário, porém, do registrado um ano atrás, a alta deste ano foi influenciada, principalmente, pelos ovos incubáveis. Ou seja: enquanto no primeiro trimestre de 2019 a produção de ovos férteis sofreu ligeira redução, pouco superior a meio por cento, agora registra expansão próxima de 7%. A produção de ovos de consumo, por sua vez, permanece em expansão, mas agora de forma mais moderada: +3,2% no trimestre (um ano atrás, mais de 10%).

De toda forma, essas alterações se encontram restritas ao primeiro trimestre de 2020, porquanto - nos 12 meses encerrados em março passado - o maior índice de aumento – 6,29% - ocorreui na produção de ovos destinados ao consumo humano. Os voltados à incubação registraram aumento de 2,3%.

Pelo IBGE (cujo levantamento exclui os estabelecimentos produtores com menos de 10 mil galinhas), entre abril de 2019 e março de 2020 a produção total de ovos correspondeu a, aproximadamente, 130 milhões de caixas de 30 dúzias, 80,7% delas destinadas ao consumo humano.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa