Ovo x Milho: matéria-prima corrói a recuperação de preços no mercado de ovos

Publicado em 09/07/2020 08:40

O preço médio obtido na comercialização da caixa de ovos brancos no decorrer deste ano aponta aumento de 33,5% sobre o mesmo período do ano passado. Por outro lado, o milho, principal matéria-prima utilizada na alimentação das aves obteve valorização anual levemente abaixo, de 33,1%.

Considerados, entretanto, um período mais longo é visível que o milho tem obtido valorização muito superior ao ovo, visto que evoluiu cerca de 195% sobre o mesmo período de 2010, enquanto na comercialização do ovo a evolução atingiu apenas 134%.

No decorrer do período analisado, houve momentos de grande distanciamento entre os dois índices por problemas de quebra de safra ou aumento considerável nas exportações de milho que pressionaram os preços internos. A destacar que apenas em 2017 os produtores de ovos alcançaram evolução bem superior ao da matéria-prima.

A partir de 2018 a evolução do milho se manteve bem acima dos índices obtidos na comercialização do ovo, que passou por momentos turbulentos no biênio 2018/2019.

Neste ano, a recuperação de preços na comercialização de ovos é notável. Entretanto, continua sendo totalmente corroído pelas matérias-primas, pois além do Milho, o Farelo de Soja apresenta evolução anual superior a 30%.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa