ABCS pede apoio ao MAPA para publicação da Normativa de bem-estar animal

Publicado em 13/07/2020 09:45
Por meio de ofício ABCS oficializa preocupação à pasta sobre o tema e explica que a norma irá trazer maior segurança jurídica aos suinocultores do Brasil

Nesta segunda-feira (13/07) a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) protocolaram junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento uma manifestação de apoio para a publicação da Instrução Normativa de bem-estar animal (BEA) em suínos. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a norma auxiliará no avanço para o setor privado auxiliando-o para promover as melhorias nas granjas, que ainda estão no processo de adequação e transição. “Nosso objetivo com esse documento é oficializar nossa preocupação à pasta sobre o tema. Queremos garantir, por meio do MAPA, a segurança jurídica aos produtores e o alinhamento da cadeia suinícola com as adequações de bem-estar animal, associada ao mercado consumidor”.

A IN foi finalizada em 2018 e organizada pelo Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do MAPA. Sempre atuante no tema, desde que o assunto vem sendo debatido pela pasta, ABCS integrou o grupo de trabalho que elaborou a Minuta de Norma de bem-estar animal para a suinocultura, juntamente com outras entidades. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, a futura normativa será um importante balizador para as boas práticas na suinocultura brasileira. “A norma dará um longo prazo para promover a mudança da gestação individual para um sistema de alojamento coletivo e tem sido exigido em muitos países, assim como, visa aprimorar a adoção das boas práticas e do bem-estar animal e orientar o suinocultor no processo de adequação em todas as fases da produção, ou seja, ela é orientativa”, pondera Ludtke.

O Brasil como quarto maior produtor e quarto maior exportador de carne suína deve ter uma norma que qualifique a produção e ampare seus produtores em alinhamento com o mercado globalizado “A Normativa de BEA é um modelo legal para assegurar ,ainda mais, a qualidade e eficiência da nossa produção”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

ABCS, protagonista em treinamento de BEA em parceria com o MAPA

Desde 2014, o MAPA e a ABCS, formalizaram um termo de cooperação técnica para promover a sustentabilidade da cadeia produtiva e contaram com o apoio de diversos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. Durante esses anos, foram realizados eventos nos principais encontros técnicos e publicados materiais orientativos que foram disponibilizados gratuitamente nos treinamentos e no site da ABCS. Ao todo, foram mais de 5 mil profissionais capacitados, entre eles  produtores e colaboradores de agroindústrias e cooperativas do Brasil. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, a ABCS tem trabalhado para  promover materiais técnicos, capacitações e orientações para todo o setor visando fomentar as boas práticas na suinocultura, e assegurar a produção de alimentos mais seguros, rentáveis e competitivos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário