Desempenho do ovo, na granja, na 29ª semana de 2020

Publicado em 20/07/2020 08:46

Na semana passada (29ª semana, 12 a 18 de julho) o mercado de ovos foi extremamente afetado por excedentes em todos os elos da cadeia de negociação e, com isso, os produtores de ovos sofreram quatro baixas: iniciaram a semana com preço médio diário de R$76,00 e encerraram o período em R$67,00, significando quase 12% de queda.

Com as baixas, o preço médio semanal caiu 4,7% sobre a semana imediatamente anterior, mas, ainda apresentou 14,1% de aumento sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado no mês aponta, por ora, redução de pouco menos de 5% em relação ao mês anterior. Na comparação com julho do ano passado o índice é positivo em 16,3%.

A semana atual (30ª semana, 19 a 25 de julho) tende a maximizar os problemas enfrentados pelo setor na semana passada, ou seja, de excedentes em todos os elos da cadeia de negociação e um consumidor cada vez mais exaurido em seu poder de compra.

Como o custo de produção continua oprimindo o produtor de ovos, será preciso encontrar formas para reverter o quadro de desequilíbrio entre oferta e demanda, além de encontrar um ponto de estagnação de preços até que o mercado vislumbre novas possibilidades de recuperação.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa