Dia Estadual do suíno: Data já marcada no calendário dos suinocultores gaúchos

Publicado em 17/08/2020 13:53 e atualizado em 25/08/2020 10:02

O Dia Estadual do Porco tem sua data marcada há 46 anos no calendário dos suinocultores. Itinerante, o evento realizado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul - ACSURS já passou por 30 municípios gaúchos e levou conhecimentos técnico e político para o setor suinícola.

Durante sua trajetória, o evento foi realizado por 35 anos consecutivos, mas em 2009, quando chegou a sua 36ª edição, teve que ser transferido por conta do surto de H1N1. Se passaram 10 anos, e o mesmo aconteceu neste ano, mas desta vez em função da pandemia de Covid-19, quando seria realizada a 46º edição do Dia Estadual do Porco.

O tradicional evento do setor suinícola foi transferido para o dia 13 de agosto de 2021, mas as lembranças de quem construiu uma história com o evento serão ainda mais revividas. É o caso de José Adão Braun, ex-presidente da entidade que auxiliou na criação do Dia Estadual do Porco que ocorreu em Estrela, no ano de 1974 pela primeira vez. Braun, que esteve à frente da entidade por 17 anos, participou de quase todas as edições.

As primeiras lembranças de um dos fundadores do evento não saem da memória, evidenciando ainda mais a importância para o setor. Braun afirma que leva consigo um sentimento de honra em ter participado deste momento tão importante para a história da ACSURS e também para os suinocultores gaúchos. “Desde o primeiro momento, sentimos que o evento tinha chegado para ficar”, salienta.

Ele relembra que a criação do evento foi um momento de inspiração para os fundadores. “Naquela época entendemos que a ACSURS sempre teve uma ação muito importante na defesa dos suinocultores e também no melhoramento genético do rebanho. Com a realização do evento, várias discussões poderiam ser tratadas por meio de palestrantes qualificados e com representantes políticos ligados ao setor”, complementa.

Braun conta que o evento, que iniciou em Estrela e se tornou itinerante após alguns anos, se estabeleceu logo como o principal evento da suinocultura no Rio Grande do Sul e também se consolidou entre os mais importantes a nível nacional.

Ao avaliar os anos de história, Braun acredita que a “vida longa” do evento se dá por conta do bom desenvolvimento das programações que ao longo dos anos evoluíram positivamente e também a grande participação dos suinocultores, que já possuem o evento marcado em seus calendários.

 

Viagem planejada

A data do 46º Dia Estadual do Porco já estava marcada no calendário do suinocultor Elemar Hein. Há 30 anos no setor suinícola e desde 2008 atuando integralmente na suinocultura e no agronegócio, ele participa das programações do evento há mais de 10 anos.

Para Hein, o Dia Estadual do Porco é o evento mais importante da suinocultura realizado no Rio Grande do Sul. “É um evento que congrega a área política, a parte técnica com excelentes palestras e a social, que possibilita a confraternização entre os suinocultores de diferentes regiões, promovendo uma troca de experiências. É o auge da suinocultura gaúcha”, destaca. 

Morador de Três Passos e também vice-presidente da Associação de Suinocultores de Três Passos – Assuipassos, Hein conta que a ida até Paraí já estava sendo planejada. “Já vínhamos pensando na estratégia para lotar um ônibus e participar do evento. Mas fica para 2021”, finaliza.

               

Palavra do presidente

A decisão de transferir o 46º Dia Estadual do Porco, que este ano ocorreria no dia 14 de agosto – sexta-feira passada, no município de Paraí, teve como principal objetivo proteger a saúde dos suinocultores gaúchos e também de todos os colaboradores do evento. Além disso, a atitude está baseada nas medidas de isolamento social propostas em todo o país.

O presidente da entidade, Valdecir Luis Folador, lamenta o ocorrido, mas destaca que a mudança era necessária, já que não era possível saber como estaria o cenário em agosto, quando o evento seria realizado.

 

Patrocínio

Já confirmaram patrocínio para o 46º Dia Estadual do Porco as empresas De Heus e Machado Agropecuária na Cota Diamante; BSBIOS, DNA Genética Animal, Embio, Mig-PLUS, Minitube e Topgen na Cota Ouro; American Nutrients, Botânica EPIs, Cargill/Nutron e Choice Genetics na Cota Prata; Agroceres Multimix, Agroceres PIC, Farmabase, Huvepharma do Brasil e Protec na Cota Bronze. Apoio de mídia: O Presente Rural.

 

Fonte: ACSURS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná
Exportações de carne de frango e de carne suína registram alta em janeiro
Ovos/Cepea: Preços avançam pela 2ª semana consecutiva; altas chegam a 28%
Frango/Cepea: Preço cai pelo 3º mês seguido e opera no patamar de gripe aviária
Treinamento no RS orienta responsáveis técnicos sobre nova certificação de Granjas de Reprodutores Suínos
Estudo revela colapso precoce do sistema imunológico em suínos infectados pela Peste Suína Africana