Hong Kong proíbe importação de frango da Cooperativa Aurora, que vai testar funcionários para a Covid-19

Publicado em 18/08/2020 07:59

Terceira maior processadora de frango e suíno do Brasil, Cooperativa Aurora Alimentos, confirmou reportagens da imprensa local na noite de segunda-feira (17) que Hong Kong bloqueou as importações de sua fábrica de frangos em Xaxim, no estado de Santa Catarina, por causa de preocupações com o coronavírus.

A confirmação da proibição vem no mesmo dia em que a empresa privada concordou em testar 11 mil trabalhadores para coronavírus a partir de 21 de agosto em quatro de suas fábricas, segundo nota do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina.

>> Leia mais: MPT-SC: Aurora fará testes de detecção de Covid-19 pelo método RT-PCR em cerca de 11 mil empregados

Aurora, que na semana passada foi identificada pelas autoridades chinesas como a origem de produtos de frango com supostos traços de coronavírus, adiou um comunicado da ABPA para comentários sobre a situação e os próximos passos.

“Sobre o anúncio feito pelas autoridades de Hong Kong, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que está apoiando a empresa para a apresentação de esclarecimentos”, disse o comunicado.

A ABPA reiterou que não há evidências de que o novo coronavírus seja transmitido por alimentos.

Aurora não foi formalmente notificada da decisão de Hong Kong, disse o comunicado da ABPA, acrescentando que pode recorrer à Organização Mundial do Comércio para resolver a questão, já que a proibição “carece de base científica”.

Pelo acordo entre Aurora e os promotores anunciados segunda-feira, o teste do coronavírus será feito em duas etapas com intervalos de 14 a 21 dias nas quatro instalações.

A Aurora custeará os exames pelo método RT-PCR em trabalhadores das unidades de Guatambu, Xaxim e duas unidades de Chapecó, segundo nota do Ministério Público do Trabalho. Cerca de 2.279 trabalhadores da fábrica Xaxim serão testados.

Podem ser aplicados 22 mil exames, o que representa 10% do total de exames feitos em Santa Catarina no início da pandemia, afirma o comunicado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa