Amostragem epidemiológica em granjas de suinocultura está progredindo com sucesso na Colômbia

Publicado em 25/08/2020 09:50

Para verificar a presença ou ausência do vírus da Peste Suína Clássica (PSC) nos municípios de Novita, Istmina e Unión Panamericana, no departamento de Chocó, funcionários do Instituto Agrícola da Colômbia (ICA) realizaram amostragem sorológica em fazendas produtoras espécie suína.

As visitas antecipadas visaram colher amostras para o estudo da atividade viral desta doença que põe em risco a suinocultura da região e do país, contribuindo para a declaração de zonas francas de PSC e mantendo a saúde e segurança dos produtos de origem suína na região.

“O departamento de Chocó está localizado na Zona 3, livre de PSC, onde não há necessidade de fazer vacinação preventiva para essa doença, mas onde todos os anos são realizadas coletas em fazendas de suínos para comprovar a ausência desta”, destacou a gerente seccional do ICA, em Chocó, Martha Livin Mosquera Castro.

Funcionários da ICA visitaram quatro fazendas produtoras, colheram amostras sorológicas de 28 porcos e contaram 121 animais.

Com essas atividades, a autoridade sanitária busca melhorar o estado sanitário do país e aumentar a competitividade da produção de suínos nos mercados nacionais.

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro