Exportação de ovos e ovoprodutos em julho e no acumulado do ano

Publicado em 27/08/2020 09:10

As dificuldades causadas pelos desdobramentos em relação ao vírus pandêmico da Covid-19 continuam presentes e afetando os embarques de ovos e ovoprodutos.

Em julho o volume exportado atingiu apenas 774 toneladas e significou receita de 3,065 milhões de dólares, equivalendo a quedas de 54,5% e quase 45% em relação ao mesmo período do ano passado, respectivamente.

Por ora, o acumulado nos primeiros sete meses deste ano indica volume de 7,941 mil toneladas e equivale a 47,7% de redução sobre o mesmo período de 2019. A receita auferida no período corresponde a 27,302 milhões de dólares e representa 42% de redução sobre o mesmo espaço de tempo do ano passado.

O plantel visivelmente crescente, o alto custo de produção pelo expressivo avanço nos preços das matérias-primas, os baixos preços de comercialização dos ovos no mercado interno e a incapacidade do consumidor em adquirir todo o produto disponibilizado, impõe aos produtores a necessidade de buscarem mais efetivamente o mercado externo.

Muitos empresários e analistas apontam há tempos que o Brasil tem condições de se tornar um grande fornecedor global do produto. Entretanto, é preciso dar passos maiores para atingir esse objetivo e isso também se traduz em investimento, como disse um empresário do setor.

E a Associação Brasileira de Proteína Animal juntamente com o Instituto Ovos Brasil estão preparados para dar o respaldo necessário para que isso se torne realidade no tempo oportuno.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro