Gripe Aviária: frangos e emas são abatidas após surto da doença na Austrália

Publicado em 27/08/2020 09:23

Milhares de emas e frangosa serão abatidos após um surto de gripe aviária na região de Victoriam, na Austrália Veterinários da divisão de Agricultura de Victoria estão na fazenda em Kerang, há três horas ao norte de Melbourne, para sacrificar os filhotes de ema.

A mudança dramática aconteceu depois que 200 aves contraíram a gripe aviária no início desta semana, se espalhando para a fazenda de emas em Kerang e uma fazenda de ovos no Condado de Golden Plains.

A detecção da gripe aviária nas duas novas fazendas eleva o número total de fpropriedades afetadas para seis, desde a primeira descoberta em 31 de julho.

“Os tipos de vírus H7N7, H7N6 e H5N2 não são um risco para o público, pois raramente afeta humanos, a menos que haja contato direto e próximo com aves doentes. Produtos de aves devidamente cozidos, incluindo frango e ovos, são seguros para o consumo ”, aconselhou o departamento de Agricultura de Victoria.

O veterinário chefe de Victoria, Dr. Graeme Cooke, disse que o setor estava agindo rapidamente para conter os surtos.

“A fazenda de ovos de Golden Plains foi colocada em quarentena após ser confirmada como tendo alta patogenicidade da gripe aviária H7N7. Tem cerca de 37.000 aves no local dentro da área restrita existente. ”

O departamento de Agricultura de  Victoria tem realizado vigilância regular na propriedade como parte de sua resposta.

“A Agriculture Victoria empreenderá as ações apropriadas para despovoar e descontaminar o local”, disse o Dr. Cooke.

A fazenda de emas perto de Kerang relatou aves doentes à autoridade e testes subsequentes confirmaram a gripe aviária H7N6 de baixa patogenicidade.

A fazenda, que tem cerca de 8.000 emas, está em quarentena e as autoridades concordaram em enviar os ovos de ema restantes para uma fazenda diferente, onde ficarão sob vigilância e, com sorte, nascerão livres da gripe.

Agricultura Victoria disse que os dois surtos diferentes não estavam relacionados.

“Obrigado aos proprietários que nos notificaram rapidamente quando notaram aves doentes”, disse o Dr. Cooke.

“Os vírus da gripe aviária ocorrem naturalmente entre as aves selvagens e podem ser difíceis de detectar, pois podem não mostrar sinais, mas podem causar infecções em nossas populações de aves domésticas.

“Essas detecções são um lembrete para os proprietários de aves estarem atentos: seguir as restrições e controles de movimento para as Áreas Restritas e de Controle, monitorar a saúde das suas aves e implementar as melhores práticas de biossegurança em sua propriedade.”

As seis fazendas afetadas pela doença incluem três em Golden Plains Shire, todas com influenza aviária H7N7 altamente patogênica e três com a cepa de baixa patogenicidade com uma em Golden Plains Shire, uma em Bairnsdale e a fazenda de emas em Kerang.

A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa que afeta predominantemente galinhas, patos, gansos, perus, pintadas, codornizes, faisões e avestruzes.

Embora as aves selvagens possam normalmente carregar o vírus sem sintomas, a doença pode ocasionalmente se espalhar para aves domesticadas, causando mortes significativas.

O departamento de Agricultura de Victoria está convocando os moradores de Golden Plains Shire, Kerang e Bairnsdale para relatar quaisquer aves doentes.

Fonte: National News Australia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)