Peste Suína Clássica (PSC) é confirmada no Piauí

Publicado em 05/10/2020 15:08

Através da Nota Técnica Nº 26/2020/DSA/SDA/MAPA, o MAPA comunica a confirmação de  FOCO DE PESTE SUÍNA CLÁSSICA (PSC) NO ESTADO DO PIAUÍ. 

O Estado do PI situa-se fora da zona reconhecida como  livre de PSC  pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE. O foco foi  confirmado em 02 de outubro de 2020, em criatório de suínos para subsistência no município
de Parnaíba. 

A PSC é causada por um vírus, cuja transmissão ocorre através de animais infectados e objetos/fômites contaminados. É uma doença de Notificação Obrigatória, ou seja, a propriedade em que houver suínos com os seguintes sintomas como: apatia, prostração, hemorragias, morte súbita, conjuntivite, taquipnéia, convulsões, morte súbita, o produtor deve comunicar imediatamente o Serviço Veterinário Oficial do Estado, que é o @idiarn . 

No RN em 2009 foram diagnosticados 13 focos da PSC, onde 621 animais foram sacrificados.  Naquele mesmo ano foi realizada a vacinação do rebanho suíno do estado pelo Serviço Veterinário Oficial (IDIARN). Mas devemos permanecer sempre em alerta! 

Fonte: AFA - RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro