Evolução dos preços avícolas totalmente descolados das matérias-primas

Publicado em 20/10/2020 08:15

O mercado avícola de corte e postura segue cumprindo a sua missão de colocar no mercado doméstico um volume de carne e de ovos mais que suficiente para suprir as necessidades do consumidor brasileiro.

Entretanto, a valorização recebida na comercialização dos produtos está totalmente descolada e segue insuficiente para fazer frente aos expressivos aumentos verificados na aquisição das matérias-primas básicas utilizadas na alimentação do plantel.

Assim, no acumulado de outubro, enquanto o frango ao produtor obteve aumento próximo de 30% na comparação com outubro do ano passado, a caixa de ovos não chegou a 14%. Por outro lado, o milho obteve aumento superior a 60% enquanto o farelo de soja atingiu quase 90%. Quem melhor acompanhou o índice de valorização dos grãos foi o boi e o suíno vivos.

O último preço recebido pelos produtos mostra um crescimento já próximo de 70% no milho e de quase 100% no farelo de soja. A caixa de ovos, por sua vez, permanece como o pior índice de evolução de todos os produtos analisados e causando grande ônus aos avicultores de postura comercial.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína