Entre janeiro e setembro, abates de aves sob SIF aumentaram quase 4%

Publicado em 29/10/2020 08:19

Dados disponíveis no site do MAPA apontam que nos nove primeiros meses de 2020 foram abatidas em estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) perto de 4,1 bilhões de aves, número 3,81% superior ao registrado em idêntico período de 2019.

O levantamento também mostra que das 17 Unidades Federativas (UFs) brasileiras com abatedouros operantes sob SIF apenas cinco registraram abates inferiores aos do ano passado, o que não significa, necessariamente, que alguma dessas UFs tenha reduzido a produção (os abates podem ter sido direcionados para estabelecimentos sob inspeção estadual ou municipal).

Como mostra a tabela abaixo, a liderança absoluta é do Paraná. Responsáveis por pouco mais de 35% dos abates do período, os abatedouros paranaenses processaram volume equivalente a 95,5% dos abates somados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente, segundo, terceiro e quarto maiores processadores.

O Paraná, por sinal, foi também a UF que, em valores absolutos, registrou o maior aumento no número de cabeças abatidas. Ou seja: foram 108,8 milhões de cabeças a mais, 72% do total adicional de 150,5 milhões de cabeças abatidas no período.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa