Ovos de galinha: volume produzido nos nove primeiros meses do ano aumenta 3%

Publicado em 13/11/2020 07:55

Ainda que preliminares, os dados do IBGE apontam que a produção trimestral brasileira de ovos de galinha se encontra cada vez mais próxima do bilhão de dúzias. No trimestre passado, terceiro de 2020, ela atingiu a marca das 993,188 milhões, aumentando cerca de 2% em relação ao mesmo trimestre de 2019.

É o novo recorde trimestral do setor e faz com que o acumulado nos nove primeiros meses do corrente exercício supere a casa dos 2,9 bilhões de dúzias, volume correspondente a mais de 35 bilhões de ovos e mais de 3% superior ao do mesmo período do ano passado.

A propósito desses resultados, apenas duas ressalvas:

1ª) como são preliminares, não especificam o produto destinado à incubação e que, na média do primeiro semestre de 2020, corresponderam a 19,22% da produção total de ovos de galinha;

2ª) no levantamento do IBGE são abrangidos apenas os estabelecimentos com, no mínimo, 10 mil galinhas poedeiras (comerciais ou reprodutoras). Portanto, a produção efetiva é superior àquela apontada pelos levantamentos trimestrais.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avicultura mantém equilíbrio em 2025, mas já enfrenta novos desafios em 2026
Suinocultura da Ucrânia enfrenta custo bilionário para atender normas da União Europeia
Aumento de ovos com poeira acende alerta na avicultura do Reino Unido
Comercialização de carne suína dos EUA com estabilidade, segundo Rabobank
Influenza Aviária avança em Indiana e amplia perdas na avicultura dos EUA
Réplicas virtuais permitem simular decisões e reduzir riscos na produção de frangos de corte