Frango inspecionado: cabeças abatidas até setembro aumentam 2%, mas volume permanece estável

Publicado em 13/11/2020 07:55

Divulgados ontem (12), os dados preliminares do IBGE relativos ao abate inspecionado de frangos aponta que entre julho e setembro foram abatidas no País perto de 1,5 bilhão de cabeças de frango, volume cerca de 1,8% superior ao de idêntico trimestre de 2019.

Tal aumento, porém, não redundou em um incremento proporcional no volume de carne de frango. Pois a carne decorrente desses abates – pouco mais de 3,450 milhões de toneladas – representou aumento anual de apenas 0,31%.

Deduz-se, a partir desses resultados, que o peso médio registrado no período, embora quase 1% superior ao do trimestre anterior, sofreu recuo próximo de 1,5% em relação ao mesmo trimestre de 2019.

Considerados os dados anteriores do IBGE, nos primeiros nove meses de 2020 foram abatidas em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal pouco mais de 4,4 bilhões de cabeças de frango que, por sua vez, geraram perto de 10,150 milhões de toneladas de carne, praticamente o mesmo volume registrado entre janeiro e setembro do ano passado (acréscimo de apenas 0,21%).

O volume adicional, neste caso, é de somente 21,2 mil toneladas. Que também podem ser atribuídas ao fato de 2020, ano bissexto, ter um dia a mais que o anterior.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custo de produção do frango sobe no Paraná e do suíno recua em Santa Catarina em junho
Ovos/Cepea: Menor demanda aproxima preços de ovos brancos e vermelhos
Suíno/Cepea: Poder de compra do suinocultor paulista recua
Condenações de carcaça na avicultura podem gerar prejuízos de até R$3 bi/ano ao setor
Ovos/Cepea: Novamente impulsionados pelo mercado chileno, embarques são recordes
Frango/Cepea: Mesmo com desafios geopolíticos, exportações são recordes no 1º semestre