Alemanha abate 16.100 perus após descoberta de gripe aviária em fazenda

Publicado em 16/11/2020 16:51

A Alemanha ordenou o abate de cerca de 16.100 perus depois que a gripe aviária foi encontrada em outra granja, disseram autoridades na segunda-feira.

A gripe aviária do tipo H5N8 foi confirmada em uma fazenda na ilha de Ruegen, no estado oriental de Mecklenburg-Vorpommern, disse a autoridade do governo local Landkreis Vorpommern-Ruegen.

Acredita-se que aves selvagens estejam espalhando a doença, com cerca de 23 casos de gripe aviária registrados em pássaros selvagens em Ruegen desde o final de outubro, disse a autoridade.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outros lugares da Europa nas últimas semanas, com aves selvagens também suspeitas de espalharem a doença.

Autoridades de saúde holandesas ordenaram em 10 de novembro o abate de 48 mil galinhas depois que a gripe aviária foi descoberta em uma fazenda na província de Groningen.

A Grã-Bretanha ordenou o abate de 13.000 aves em uma fazenda no noroeste da Inglaterra depois de detectar casos lá.

O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação exigiram extensos programas de abate para contê-los.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa