Suécia abate 3.200 perus após descobrir gripe aviária na fazenda

Publicado em 18/11/2020 11:40

A Suécia abateu 3.200 perus depois de descobrir a gripe aviária, disseram as autoridades na quarta-feira, efetivamente interrompendo as exportações de aves do país para mercados fora da União Europeia por pelo menos três meses.

O massacre segue-se a uma série de surtos de gripe aviária na Europa nas últimas semanas, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.

“Até agora, temos apenas uma fazenda infectada na Suécia, mas não sabemos quanto do vírus temos na fauna selvagem ... então, é claro, há o risco de outra fazenda ser infectada”, Katharina Gielen, um departamento chefe do Conselho de Agricultura da Suécia, disse à Reuters.

A doença, encontrada na região de Skane, no sul da Suécia, já havia matado cerca de 1.400 perus na fazenda antes do início do abate na terça-feira, disse ela.

A Alemanha disse que está considerando o abate de até 70 mil galinhas depois de ter encontrado o vírus em outra de suas granjas na terça-feira.

Outros casos foram relatados na França, Holanda, Dinamarca e Grã-Bretanha.

As autoridades suecas estão monitorando de perto outras fazendas na área em busca de sinais do vírus e pediram ao público para relatar avistamentos de aves mortas na natureza.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA