Carne de frango: até outubro, exportações para a China geraram mais de US$1 bilhão

Publicado em 19/11/2020 08:13

Mais de um quinto dos quase US$5 bilhões de receita cambial obtida pela carne de frango nos 10 primeiros meses de 2020 foi gerada por um único importador: a China, cujas compras no corrente exercício registraram aumento de receita de quase 12%, contribuindo de forma significativa para minimizar a queda de mais de 14% na receita total do produto.

Naturalmente, frente ao quadro global de abastecimento do produto, isso foi conseguido também graças a uma redução de preço. Tanto que o aumento de receita correspondeu, praticamente, à metade do acréscimo no volume.

De toda forma, o preço para a China apresentou recuo menor que em outros mercados. Assim, por exemplo, o volume destinado tanto à Arábia Saudita quanto ao Japão retrocedeu cerca de 6%, mas a queda de receita ficou próxima dos 20%, índice que denota maior redução no preço médio.

Analisados os dados contidos na tabela abaixo, conclui-se que o único importador a não registrar recuo de preço foi Hong Kong, pois, a despeito do menor volume (-19,37%), este apresentou recuo maior que o da receita (-17,92%). No extremo oposto – isto é, com a maior queda de preço – está a África do Sul: importou até agora 8% menos, mas a receita gerada recuou mais de 34%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro