ACCS pede que o MAPA autorize importação de milho com isenção de PIS e Cofins

Publicado em 26/11/2020 11:46
Medida é solicitada devido aos altos custos de produção na suinocultura e pela escassez do insumo, que se agrava pela seca que atinge a região Sul do país

Nesta terça-feira (24) a Associação Catarinense de Criadores de Suínos  (ACCS) encaminhou ofício solicitando auxílio ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em caráter urgente e emergencial, a isenção de PIS/COFINS para a importação de milho. 

"Santa Catarina não produz nem a metade de seu consumo de milho, e este ano, com a grave seca que castiga o Estado, acreditamos que teremosque importar mais de quatro milhões de toneladas. Nossas importações, em sua maioria, vem dos estados como PR, MT, MS, entre outros, como também de países como Paraguai e Argentina. Em nosso estado o custo de produção é um dos mais altos do país, trazendo sempre uma grande preocupação aos nossos produtores, cooperativas e agroindústrias". 

A maior preocupação, conforme explica Losivanio de Lorenzi, presidente da ACCS e que assina o ofício, a maior preocupação é com os produtores independentes, que não estão ligados ao sistema de cooperativas e agroindústrias e que, por sua vez, não conseguem comprar insumos em grande quantidade, nem possuem estrutura de armazenagem. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína