Alemanha ordena abate de 29.000 frangos após descoberta de caso de gripe aviária em fazenda

Publicado em 03/12/2020 13:54

Cerca de 29 mil frangos serão abatidos na Alemanha depois que a gripe aviária foi descoberta em outra granja, disseram autoridades na quinta-feira (3).

A gripe aviária do tipo H5N8 foi confirmada em uma fazenda na área oriental de Mecklenburgische Seenplatte, disse o governo do estado de Mecklenburg-Vorpommern.

As 29.000 galinhas estão agora sendo abatidas e uma área de observação de 10 quilômetros está sendo montada cobrindo 482 fazendas próximas com cerca de 644.000 aves, acrescentou a autoridade do governo local de Mecklenburgische Seenplatte.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Europa nas últimas semanas, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.

A doença foi encontrada em países como França, Holanda, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Suécia e Polônia, após atingir gravemente a Rússia, Cazaquistão e Israel.

Cerca de 11 outras fazendas na Alemanha sofreram surtos.

Cerca de 10.500 perus foram abatidos depois que o H5N8 foi encontrado em uma fazenda no norte da Inglaterra, disseram autoridades britânicas em 29 de novembro.

O risco da doença para humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação precisaram de extensos programas de abate para conter.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril