Abate de aves aumentou 2,5% no ano, mas produção de carne apenas 0,61%

Publicado em 11/12/2020 08:22

Os dados ontem divulgados pelo IBGE, relativos aos abates inspecionados de carne de frango no terceiro trimestre de 2020, quando combinados aos dados anteriores permitem concluir que o número de cabeças abatidas nos primeiros nove meses deste ano aumentou perto de 2,5%, correspondendo a pouco mais de 4,440 bilhões de aves (frangos, frangas e descartes de reprodutores e poedeiras).

Porém, como efeito de um peso unitário menor que o de 2019, o volume de carne daí decorrente registrou aumento de apenas 0,61%, isto indicando que, a despeito da pandemia e da paralisação de diversas unidades de abate no decorrer do ano, o volume produzido nesses nove meses permaneceu praticamente estável em relação ao ano passado. Ou, ainda assim, ligeiramente maior.

Embora dispensável, é sempre bom ressaltar que esses resultados referem-se, exclusivamente, aos abates efetivados em estabelecimentos sob algum tipo de inspeção – federal, estadual ou municipal – e, portanto, não abrangem a totalidade da produção nacional.

A contraposição do número de cabeças abatidas no período ao número de frangos supostamente criados nesses nove meses (dados da APINCO sobre o alojamento interno de pintos de corte, considerando-se viabilidade média de 96% e abate aos 42 dias de idade, ou seja, abate inspecionado de cerca de 4,443 bilhões de cabeças x criação total de 4,771 bilhões de cabeças), sugere que a produção sob inspeção correspondeu a pouco mais de 93% dos frangos criados nacionalmente.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suinocultura no Reino Unido enfrenta entraves regulatórios e pressão social
Peste Suína Africana leva Filipinas a suspender importações de carne suína de Taiwan
Quaresma mantém preços do suíno pressionados e mercado segue cauteloso em abril
Guerra eleva custos e pressiona preços na avicultura do Paraná
36ª Reunião Anual do CBNA vai debater como avanços da inteligência artificial na avicultura permite prever problemas antes de sinais clínicos
Feira AgroExperts em Boituva reúne cadeia de aves e suínos para discutir sanidade e produtividade