Surto de gripe aviária atinge 20% dos distritos do Japão

Publicado em 11/12/2020 09:21

O pior surto de gripe aviária de todos os tempos no Japão se espalhou para uma nova área e agora afeta quase 20% dos 47 distritos do país, com autoridades ordenando abates em massa após a morte de aves em duas fazendas.

Mais de 370.000 cabeças de aves serão abatidas e enterradas depois que a gripe aviária foi descoberta em duas fazendas de criação na cidade de Mimasaka, na prefeitura de Okayama, no sudoeste do Japão, disse o ministério da agricultura na sexta-feira (10).

A gripe aviária altamente patogênica, um subtipo H5 provavelmente trazido por aves migratórias da Ásia ou da Europa, se espalhou para nove das 47 prefeituras do Japão, com quase 3 milhões de aves abatidas até o momento, um número recorde.

Todas as fazendas no Japão foram obrigadas a desinfetar as instalações e verificar os regimes de higiene, e garantir que as redes para impedir a entrada de aves selvagens sejam instaladas adequadamente, disseram funcionários do Ministério da Agricultura à Reuters esta semana.

O governo está pedindo vigilância extra devido ao crescente número de infecções no Japão e na Europa, que está à beira de um surto. O Japão suspendeu as importações de aves de sete países, incluindo a Alemanha.

O pior surto no Japão desde pelo menos 2016 começou no mês passado na prefeitura de Kagawa, na ilha de Shikoku.

O Japão teve uma população de frangos de corte de 138 milhões de cabeças no ano passado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro