Gripe aviária: França registra 5ª fazenda com surto da doença

Publicado em 15/12/2020 10:07

O Ministério da Agricultura da França informou que cinco fazendas de criação de aves foram afetadas pelo vírus H5N8 da influenza aviária: três fazendas de patos gordos de Landes em Benesse-Maremne, Saint-Geours-de-Maremne e Angresse; uma criação de patos magros em Vendée em Saint-Maurice-des-Noues e uma criação de patos moscovis em Deux-Sèvres em Saint-Sauveur-sur-Bressuire.

Todas as aves dessas fazendas foram abatidas sem demora ou, nas mais recentes, estão sendo abatidas. Foram estabelecidas zonas de proteção (3 km) e vigilância (10 km) em torno dos focos, dentro das quais o movimento de aves é proibido e as medidas sanitárias rigorosas devem ser observadas. A rastreabilidade dos movimentos a montante e a jusante de fazendas infectadas permite identificar tanto os fatores de risco quanto outras fazendas potencialmente expostas, nas quais são coletadas amostras para a busca do vírus.

Os serviços veterinários dos serviços interessados ​​são plenamente mobilizados, sob a coordenação da Direcção-Geral da Alimentação e com o apoio dos laboratórios de análises departamentais, ANSES e da Escola Nacional de Veterinária de Toulouse. Os setores de avicultura estão presentes junto aos serviços do Estado para implementar todas as medidas necessárias para prevenir a propagação da doença.

Além disso, dois novos casos de gripe aviária foram confirmados em aves selvagens encontradas mortas: um ganso-craca em Calvados e outro em Morbihan. Uma zona de controle temporário foi criada em torno dos locais onde os cadáveres foram encontrados.

Lembrando que as medidas de proteção e biossegurança a serem respeitadas tanto pelos profissionais quanto pelas pessoas físicas (quintal) estão disponíveis neste link .

Como um lembrete, a gripe aviária não é transmissível aos humanos através do consumo de carne de frango, ovos, fígado gorduroso e, mais geralmente, qualquer produto alimentar.

Fonte: Min. da Agricultura da França

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro