Ovo x Milho: relação de troca entre os produtos

Publicado em 15/01/2021 08:31

Em dezembro o preço médio recebido pelo produtor de ovos na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorizações de 1,5% no mês e de quase 16% na comparação com dezembro do ano passado. A saca de milho, por sua vez, retrocedeu 6,1% na comparação mensal, mas apresentou aumento expressivo de 53,1% em relação ao mesmo período de 2019.

Com índice mensal positivo na comercialização de ovos e negativo na saca de milho a relação de troca entre os produtos foi favorável aos avicultores que melhoraram em 8% seu poder de compra em relação a novembro. Assim, enquanto em novembro foram necessárias 15,4 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em dezembro essa quantidade caiu para 14,2 caixas.

Entretanto, em relação ao mesmo período do ano passado quando foram necessárias 10,8 caixas para adquirir o mesmo volume de milho houve perda de 24,3%. Já na comparação com a média histórica de dezembro dos últimos 10 anos quando a relação de troca atingiu cerca de 11,5 caixas, a perda na capacidade de aquisição do grão atingiu 18,8%.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de janeiro apontam para uma relação de troca extremamente onerosa para os produtores de ovos, próxima das 20 caixas.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril