Bulgária inicia abate de galinhas por surto de gripe aviária

Publicado em 03/02/2021 13:48

Um surto de gripe aviária em uma fazenda búlgara com mais de 99 mil galinhas poedeiras forçou as autoridades a iniciar o abate do rebanho restante, disse a agência de segurança alimentar búlgara na quarta-feira (3).

O surto foi o primeiro no país dos Balcãs em sete meses, disse a agência. Ainda não foi estabelecido o tipo de gripe aviária na fazenda na cidade de Slaviyanovo, no norte, mas as autoridades disseram que o tipo predominante na Europa agora é o H5N8.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outros lugares da Europa nos últimos meses, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.

O risco da doença para humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação resultaram em extensos programas de abate para conter a disseminação.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Compassion in World Farming aponta ganhos no bem-estar avícola em meio ao lento avanço da mudança de raça
Avicultura e Inovação: estudo valida sexagem in ovo por PCR no 7º dia como solução eficiente e ética
Frango/Cepea: Produção recorde ajuda a explicar queda recente nos preços
Ovos/Cepea: Preços recuam na semana, mas média mensal segue alta
Frango recua em março com demanda fraca e tensão no cenário externo
Suínos: preços estabilizam em março, mas setor segue pressionado