Hong Kong: Amostras locais de suínos testam positivo para peste suína africana

Publicado em 08/02/2021 09:00

O Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação (AFCD) de Hong Konganunciou que as amostras retiradas de uma fazenda de suínos local tiveram resultado positivo para o vírus da Peste Suína Africana (PSA).

Um porta-voz da AFCD disse: "As amostras em questão foram retiradas de uma fazenda de suínos licenciada em Wong Nai Tun, Yuen Long. De acordo com o plano de contingência da PSA, a AFCD suspendeu imediatamente todos os suínos a serem transportados da fazenda em questão até novo aviso. A AFCD também inspecionou a granja de suínos em questão e coletou amostras de animais em galpões diferentes para teste. Os seis suínos com resultado positivo estavam todos no mesmo galpão. Havia cerca de 240 porcos neste galpão e todos serão sacrificados.

"Os resultados dos testes de suínos em outros galpões da fazenda foram todos negativos. A equipe da AFCD não encontrou nenhuma anormalidade nas condições de saúde dos suínos durante a inspeção. Dado o fato de que há medidas de biossegurança rigorosas implementadas na fazenda para minimizar a risco de infecção, e que todos os galpões são estruturas separadas sem qualquer ligação entre eles, observação e testes adicionais são considerados apropriados, sem a necessidade de abate de quaisquer porcos em outros galpões nesta fase, após consulta a especialistas internacionais na área. Limpeza e desinfecção completas O AFCD continuará a investigar e rastrear a origem do vírus, bem como notificar a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e providenciar para que as amostras sejam enviadas a um laboratório de referência da OIE para testes adicionais. "

O porta-voz destacou que a PSA não é uma doença zoonótica e não infecta humanos, portanto, não causa nenhum risco à segurança alimentar. Carne de porco bem cozida é segura para consumo. Os membros do público não precisam se preocupar.

Ele disse ainda: "A equipe da AFCD inspecionou imediatamente as três fazendas de suínos dentro de três quilômetros da fazenda índice. Nenhuma anormalidade foi encontrada na saúde desses porcos. Por uma questão de prudência, a AFCD também suspendeu temporariamente os movimentos de porcos nessas fazendas e coletará amostras de porcos para teste para garantir que não haja infecção nas fazendas. Não foram recebidos relatórios de anormalidades de fazendas de suínos fora da zona de três quilômetros. A equipe do AFCD intensificará a inspeção de todas as fazendas de suínos locais; certifique-se de medidas de biossegurança foram devidamente implementados; e continuar a vigilância para detectar porcos com anomalias e se uma granja foi infectada o mais cedo possível. "

O caso em apreço não afecta o funcionamento dos matadouros locais nem a oferta global de suínos vivos. Desde junho de 2019, foi imposto nos matadouros Sheung Shui e Tsuen Wan um acordo de liberação diária pelo qual os porcos vivos serão abatidos dentro de 24 horas após a admissão. De acordo com o acordo, covis em diferentes áreas dos matadouros serão limpos e submetidos a uma limpeza e desinfecção completas todos os dias para aumentar ainda mais a biossegurança e minimizar o risco de infecção entre porcos nos matadouros.

O Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental e a AFCD continuarão a conduzir rigorosamente a limpeza e desinfecção dos veículos de transporte de suínos vivos do continente e suas contrapartes para suínos locais em matadouros para minimizar o risco de infecção cruzada de PSA. Os veículos de suínos vivos do Continente e os locais devem ser completamente limpos e desinfetados cada vez que saem do Matadouro Sheung Shui (SSSH). E as respectivas posições designadas para sua limpeza e desinfecção são separadas. Mão de obra e equipamentos do SSSH foram reforçados imediatamente para limpeza e desinfecção dos veículos. À luz dessas medidas intensificadas, os matadouros não precisam ser fechados e outros suínos não precisam ser sacrificados.

A AFCD produziu muitos itens promocionais divulgando informações sobre a PSA nos últimos 2 anos, incluindo cartazes e diretrizes sobre procedimentos de limpeza e desinfecção de veículos de transporte de suínos vivos, etc. para fornecer aos criadores de suínos locais informações sobre a PSA, sua infecção e medidas de controle fazendas de suínos devem prestar atenção. A AFCD continuará a aumentar o conhecimento dos criadores de suínos locais sobre a prevenção da PSA por meio de vários canais, incluindo a organização de reuniões e seminários com o comércio.

Fonte: Governo de Hong Kong

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná
Exportações de carne de frango e de carne suína registram alta em janeiro
Ovos/Cepea: Preços avançam pela 2ª semana consecutiva; altas chegam a 28%
Frango/Cepea: Preço cai pelo 3º mês seguido e opera no patamar de gripe aviária
Treinamento no RS orienta responsáveis técnicos sobre nova certificação de Granjas de Reprodutores Suínos
Estudo revela colapso precoce do sistema imunológico em suínos infectados pela Peste Suína Africana