Desempenho do ovo em fevereiro e no primeiro bimestre de 2021

Publicado em 01/03/2021 08:18 e atualizado em 01/03/2021 08:57

Ainda que nos últimos 5 dias de negócios do mês sua cotação tenha retrocedido perto de 7%, em fevereiro o ovo registrou desempenho excepcional. Aliás, não apenas no mês, mas no bimestre. Porque nas pouco mais de cinco semanas decorridas entre 12 de janeiro e 20 de fevereiro conseguiu corrigir seus preços em mais de 70%. Tudo indica que os produtores entenderam que – como observou o Presidente da ABPA, Ricardo Santin, em matéria que estará sendo publicada na edição digital de março corrente da Revista do AviSite – “não faz sentido ofertar insumo caro a galinha velha”.

O fato é que aqueles resultados inéditos alcançados entre março e abril do ano passado – quando o isolamento social imposto pela pandemia fez o consumidor voltar-se, mundialmente, para o ovo – já ficaram para trás: o preço médio alcançado em fevereiro corresponde ao maior patamar de todos os tempos, representando aumento de 34% sobre o mês anterior e de quase 23% sobre fevereiro de 2020. Em relação ao recorde anterior, de abril do ano passado, a variação, positiva, gira em torno dos 12%.

Com tal desempenho, o valor médio alcançado no bimestre inicial de 2021ultrapassa pela primeira vez a marca dos R$100/caixa, situando-se 25% acima da média registrada em janeiro/fevereiro do ano passado. Ou perto de 17,5% sobre a média dos 12 meses de 2020.

Esse é um resultado que, à primeira vista, tende a ser superado no decorrer de março corrente sobretudo porque avança o período de Quaresma, momento religioso em que o ovo, salvo raras exceções, alcança as melhores cotações do ano.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?