Farelo de soja: poder de compra do frango cresce no mês; mas apenas no mês!

Publicado em 18/03/2021 08:27

Como o preço médio da tonelada de farelo de soja apresentou ligeiro declínio nos primeiros quinze dias deste mês, já houve quem dissesse que aumentou o poder de compra do produtor de frangos em relação a essa matéria-prima.

Isso, porém, só é verdade em relação ao mês anterior (na primeira quinzena de março, queda de pouco mais de 1% em relação à média de fevereiro passado). Porque, até aqui, o preço do farelo de soja permanece, em termos mensais, no segundo mais elevado patamar da história. Ou seja: só fica aquém, por margem mínima, do valor alcançado no último mês, quando a tonelada do produto ultrapassou os R$1.900,00.

Dessa forma, ainda que em março corrente (primeira quinzena) o produtor do frango tenha conseguido – graças não só à baixa do farelo, mas também à ligeira valorização da ave viva – adquirir em torno de 1,635 tonelada de farelo de soja, este foi o terceiro menor poder de compra dos últimos 17 anos, apenas superando – por quantidade mínima – o volume adquirível em janeiro e fevereiro deste ano.

Na média dos primeiros dois meses e meio de 2021, uma tonelada de frango vivo permitiu adquirir pouco mais de 1,550 tonelada de farelo de soja, 21% e 41% menos que em 2020 e 2019, respectivamente. Esse volume deve corresponder, provavelmente, ao menor poder de compra do avicultor desde que o ingrediente foi introduzido na alimentação avícola, em meados do Século XX.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)