Avicultura comercial sul-africana atingida por surto de gripe aviária

Publicado em 13/04/2021 09:29

Um surto de gripe aviária foi detectado em uma granja na província de Gauteng, na África do Sul, disse o Ministério da Agricultura na terça-feira.

Cerca de 300 pássaros morreram de gripe aviária na granja comercial de poedeiras em Ekurhuleni, a leste de Joanesburgo, com amostras da granja testando positivas para a cepa H5, disse o Departamento de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural em um comunicado.

As aves do galpão afetado da fazenda foram destruídas e a fazenda colocada em quarentena enquanto as autoridades veterinárias investigam a extensão do surto.

A mesma fazenda também foi afetada pelo surto de 2017 da cepa H5N8 altamente patogênica da gripe aviária, que viu os criadores de aves abaterem milhões de aves e levou países vizinhos, incluindo Zimbábue, Namíbia e Botswana a proibir as importações de aves da África do Sul.

A cepa H5N8 da gripe aviária é altamente patogênica entre as aves, mas apresenta poucos riscos à saúde humana.

O departamento alertou os avicultores para ficarem atentos a sinais da doença e relatarem qualquer suspeita ao veterinário estadual mais próximo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paraná precisa focar em biosseguridade para blindar liderança na avicultura
Frango/Cepea: Oferta de carne no 2º tri atinge o maior nível desde o final de 2025
Ovos/Cepea: Média parcial supera a de julho, mas preços seguem baixos
Suínos/Cepea: Produção elevada pode limitar alta dos preços no fim do ano
Frango/Cepea: Alta dos insumos reduz poder de compra do avicultor paulista
Ovos/Cepea: Demanda se enfraquece, e preços recuam nesta 2ª quinzena