Carne de frango: como ficará o ranking dos 10 maiores importadores com o embargo da Arábia Saudita?

Publicado em 26/05/2021 08:05

Considerado o volume total exportado no primeiro quadrimestre de 2021 não houve mudança significativa no ranking dos 10 principais importadores da carne de frango brasileira, exceto pela saída do Kuwait e de Singapura, ocupantes - no mesmo período do ano passado – da sétima e da décima posições.

Leia Mais:

+ Começa a valer embargo da Arábia Saudita a 11 frigoríficos de frango brasileiro


Neste ano, encerrado o primeiro quadrimestre, Singapura recuou para a 11ª posição. Não tanto porque tenha reduzido suas importações (queda de 4,69% em relação mesmo período de 2020), mas sobretudo pela entrada, na 7ª posição do ranking, das Filipinas, cujas importações aumentaram 47%.

Mais expressiva, no entanto, é a perda de posições do Kuwait, até pouco tempo, como os demais países do Oriente Médio, grande importador da carne de frango brasileira. Pois o Kuwait, que há um ano se colocava entre os 10 principais importadores do produto, neste ano reduziu suas compras em mais de 37%, daí ter recuado para a 16ª posição, ficando atrás de países como Singapura, Reino Unido, Rússia e Chile.

Mas as preocupações do setor com as exportações direcionadas ao Oriente Médio não se resumem ao Kuwait. Bem maiores, são os temores e as expectativas em torno daquele que é considerado o mais tradicional importador da carne de frango brasileira: o Reino da Arábia Saudita.

Segundo lugar nos últimos anos (perdeu a posição de líder para a China), a Arábia Saudita suspendeu a habilitação da maior parte dos abatedouros brasileiros que atendiam aquele mercado. E a medida entrou em vigor no último domingo, 23 de maio.

Isso mantém o setor em estado de alerta, porquanto no primeiro quadrimestre a Arábia Saudita respondeu por quase 10% do volume exportado e por cerca de 18,5% da receita auferida pelo produto. Os primeiros efeitos desse embargo serão conhecidos na próxima semana, quando forem divulgados os resultados das exportações de maio corrente.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)