EUA obtêm segundo melhor semestre da história na exportação de carne de frango

Publicado em 11/08/2021 08:26

Dados de Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) apontam que em junho passado a avicultura norte-americana exportou perto de 295 mil toneladas de carne de frango, volume 17,82% superior ao registrado um ano antes.

O índice de expansão é expressivo. Vale notar, porém, que a base de comparação é baixa, pois, no ano passado, nesse mesmo mês e por conta dos problemas ocasionados pela pandemia, os embarques dos EUA registraram o menor volume em mais de dois anos.

De toda forma, o primeiro semestre de 2021 foi encerrado com um volume cerca de 6% superior ao de idêntico período de 2020, alcançando volume – 1,724 milhão de toneladas – que correspondeu ao segundo melhor desempenho semestral da história das exportações de carne de frango dos EUA. Ou seja: volume superior ao do primeiro semestre de 2021 só o registrado no segundo semestre de 2011 – perto de 1,750 milhão de toneladas.

Ressalve-se, aqui, que o USDA não inclui, nessas exportações, os embarques de pés/patas de frango, amplamente exportados para a China desde o ano passado. Se isso for considerado, o volume acumulado nos seis primeiros meses de 2021 terá correspondido ao melhor resultado norte-americano de todos os tempos.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?