Alemanha planeja zona livre de javalis para combater a peste suína e pede ajuda à Polônia

Publicado em 23/09/2021 09:22

A Alemanha planeja uma zona livre de javalis ao longo da fronteira com a Polônia para combater a peste suína africana (APSA) e, na quinta-feira, pediu à Polônia que ajude mais no combate à doença suína.

Os javalis que se perguntam da Polônia para a Alemanha espalham a PSA, que é inofensivo para os humanos, mas fatal para os porcos e causa grande perda nas exportações de carne de porco para os países onde a doença está presente.

A Alemanha apresentou à Comissão Europeia um plano para um corredor de proteção entre duas cercas para conter a propagação, disse o Ministério da Agricultura.

Na zona dentro das duas cercas a população de javalis seria reduzida a zero pela caça intensificada, com buscas feitas por javalis mortos e seus corpos removidos.

A China e outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso de PSA foi confirmado em animais selvagens.

Cerca de 2.184 casos de PSA foram confirmados em javalis na Alemanha desde que a doença foi confirmada, todos nos estados orientais de Brandemburgo e Saxônia ao longo da fronteira com a Polônia, onde o PSA é generalizado. Também houve casos em três pequenas propriedades.

A Alemanha já construiu centenas de quilômetros de cercas contra javalis ao longo da fronteira com a Polônia, mas a Polônia não construiu sua própria cerca, apesar dos pedidos alemães.

“Uma expansão do nosso conceito de corredor de proteção no lado polonês seria um método eficaz para evitar a propagação do ASF para o oeste”, disse o ministro da Agricultura da Alemanha, Beate Kasch, em um comunicado. “Infelizmente, a Polônia ainda não está preparada para avançar nisso.”

“A Alemanha ofereceu apoio pessoal, organizacional e financeiro. Continuaremos conversando sobre isso e trabalharemos para persuadir (Polônia), já que a cooperação transfronteiriça na luta contra a PSA é importante - com responsabilidade também por toda a Europa ”.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai