ABCS lança livro técnico no mais importante evento científico da suinocultura mundial

Publicado em 23/06/2022 14:49
O lançamento oficial de ocorreu na última quarta-feira (22), presencialmente no Rio de Janeiro durante o IPVS 2022. A publicação já está disponível no site da ABCS!

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou na última quarta-feira (22), presencialmente no Rio de Janeiro durante o segundo dia do IPVS 2022, na presença de profissionais do setor, pesquisadores, professores e membros da imprensa, o livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, elaborado para contribuir com o debate e com a construção de conhecimentos referentes à resistência aos antimicrobianos nas cadeias produtivas. O objetivo da obra é alertar e orientar, já que o uso excessivo e inadequado de antimicrobianos pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes à ação de medicamentos, colocando em risco o controle de doenças e sendo uma ameaça crescente à saúde humana, animal, e ao meio ambiente. 

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, fez a abertura da cerimônia e em nome de todos os produtores parabenizou e agradeceu a atuação dos médicos veterinários na cadeia de suínos, já que o tema do livro conversa tanto com esses profissionais. Ele explicou que o uso racional de antibióticos é uma ação importantíssima, para resguardar a saúde do rebanho brasileiro e a manutenção do mercado e do agronegócio. Já a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, destacou o desafio e a missão compartilhada que é reduzir o uso de antimicrobianos. “A suinocultura para nós que atuamos no setor representa muito amor, força, trabalho e resiliência. Esse livro não teria saído sem o apoio de todos, por isso gostaria de agradecer aos autores e demais instituições que contribuíram direta ou indiretamente com esse trabalho.” Também participaram do lançamento a Auditora Fiscal Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Diretora de Biosseguridade IPVS2022, Lia Coswig, Presidente IPVS2022, a Fernanda Almeida e a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves e autora do livro, Jalusa Kich. 

Sobre o livro

Com uma abordagem integrada e aplicações práticas que são fundamentais para a redução do uso dos antimicrobianos, a publicação possui 10 capítulos escritos por 34 profissionais renomados. Os temas desenvolvidos e estruturados adotam uma visão integrada na suinocultura, envolvendo bem-estar animal, biossegurança, programas de vacinação, diagnóstico e monitoramento de doenças e implementação de substitutivos a antibióticos para o fortalecimento da resposta imunológica e equilíbrio da microbiota dos animais. 

O livro digital está disponível no site da ABCS, acesse aqui: https://abcs.org.br/categoria_material/livros/ 

Um trabalho da suinocultura brasileira para toda a cadeia 

A publicação foi construída com o apoio da Abraves, Aliança, 333 Brasil, MAPA, Embrapa Suínos e Aves e também das empresas do setor, frigoríficos, associações e produtores que contribuem com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), visando o aprimoramento de todos os elos da cadeia de suínos, e é destinada a médicos veterinários, produtores, fiscais, gerentes de granjas, responsáveis técnicos e demais profissionais que atuam do campo à indústria.

Fonte: ABCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?