Campanha de entidade na Europa contra a peste suína africana é estendida pelo terceiro ano

Publicado em 26/07/2022 08:10

A campanha 'Acabe com a peste suína africana', realizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês), foi prorrogada pelo terceiro ano consecutivo. É gerido em parceria com autoridades locais em dezoito países: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Kosovo, Letónia, Lituânia, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia.

(consulte o site aqui, em inglês)

“A propagação da peste suína africana continua a um ritmo alarmante, com surtos recentes na Itália e dois surtos esporádicos na Alemanha, perto das fronteiras da França e da Holanda, respectivamente. A peste suína africana não se limita ao javali na Europa Oriental e Central. É uma questão global que representa uma ameaça significativa para suínos, criadores e indústria de suínos e precisa ser enfrentada por todos nós juntos”, disse o Diretor Executivo da EFSA, Bernhard Url.

“Empoderar as partes interessadas e os atores econômicos por meio de informações é de suma importância para impedir a propagação da peste suína africana no continente. Graças a fortes ações no terreno, aliadas a campanhas de informação em curso, a UE conseguiu erradicar a PSA em vários países nos últimos anos, nomeadamente na República Checa e na Bélgica. No entanto, não devemos baixar a guarda, pois novos surtos são relatados regularmente”, disse o Diretor de Preparação para Crises da DG SANTE em alimentos, animais e plantas, Bernard Van Goethem.

A campanha abordará agricultores, veterinários e caçadores. Com a assistência de grupos de agricultores locais, organizações veterinárias, associações de caçadores e outros órgãos relevantes, a campanha visa aumentar a conscientização sobre como evitar a propagação da PSA.

Esta iniciativa faz parte dos esforços em curso da EFSA, da Comissão Europeia e de outros organismos internacionais para travar a propagação da PSA na UE e nos países vizinhos.

O que é a peste suína africana?
A peste suína africana (PSA) é uma doença viral que afeta porcos domésticos e javalis. O vírus é inofensivo para os seres humanos, mas está causando perturbações econômicas significativas em muitos países. Atualmente, não existem vacinas aprovadas para a PSA na Europa, portanto, um surto pode exigir o abate de um grande número de suínos mantidos em fazendas nas áreas afetadas.

Fonte: EFSA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril
Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis