Liberada venda de carne de aves e derivados a granel em açougues e fiambrerias

Publicado em 16/08/2022 09:18

A partir desta semana, açougues e fiambrerias do Rio Grande do Sul poderão vender carnes de aves e derivados a granel. As novas regras, que serão publicadas em portaria da Secretaria da Saúde nesta segunda-feira (15/8), alteram o regulamento técnico para as boas práticas na manipulação e comercialização de alimentos, publicado em novembro de 2021, e passam a permitir a abertura das embalagens dos produtos, que serão comercializados conforme a demanda do consumidor.

Antes era vedada a abertura das embalagens, com a exigência de que os produtos fossem vendidos apenas nas quantidades determinadas pela indústria. Se, por exemplo, a embalagem contivesse um quilo de peito de frango, não era permitida a abertura caso o consumidor quisesse uma quantidade menor.

A mudança atende a reivindicações do setor de avicultura, sendo sensível com a necessidade de desenvolvimento econômico do Estado, sem deixar de considerar a necessidade de mitigar os riscos sanitários.

“A portaria anterior, na sua magnitude, estava correta, mas era preciso uma adequação”, disse o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, José Eduardo dos Santos, que participou de uma reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na sexta-feira (12/8). “A pessoa que mora sozinha geralmente precisa de um volume menor do produto, e a mudança atende essa necessidade.” 

Pela nova regra, as unidades não vendidas devem ser mantidas na embalagem original, separadas dos demais produtos no balcão expositor por barreira física. Também é determinado que, caso o prazo de validade após a abertura da embalagem seja inferior, deverá ser respeitado. A regra também vale para os produtos a granel.

Fonte: Governo do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango/Cepea: Valores da carne reagem após dois meses de quedas
Ovos/Cepea: Poder de compra é o menor desde fevereiro; preços iniciam setembro em alta
Suínos/Cepea: Animal vivo nunca esteve tão barato em SP
Capal projeta expansão de 30% na suinocultura e abre programa para novos cooperados
Paraná precisa focar em biosseguridade para blindar liderança na avicultura
Frango/Cepea: Oferta de carne no 2º tri atinge o maior nível desde o final de 2025